quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Em 2011, comece se cuidando! Faça da sua casa um SPA!

E finalmente 2011 chegou! E depois de tantas comilanças gordas de final de ano, nada melhor do que um delicioso spa para relaxar e perder as gordurinhas extras que vieram de presente de natal! rsrs

Melhor ainda é fazer um SPA sem gastar muito e sem sair de casa! É para começar o ano com uma pele radiante, com dicas de beleza para você fazer da sua casa um SPA com receitas caseiras incríveis, fáceis e que fazem verdadeiros milagres.


1) Relaxe com um bom banho.

A primeira coisa a fazer em um dia de SPA é tomar um banho relaxante para “esquecer” os problemas do dia-a-dia. Um bom banho na temperatura certa com uma água morna, cheiros suaves, massagens delicadas e com os ingredientes necessários fazem verdadeiros milagres para revigorar a pele, eliminar o estresse. Acrescente ervas calmantes como camomila ou lavanda. Se você tiver uma banheira em casa melhor ainda, se não, prepare uma infusão de camomila e após uma boa chuveirada despeje a infusão morna sobre o corpo.


Para começar o 2011 bem disposta que tal mudar a maneira de tomar o banho e fazer de sua casa sua clínica de beleza.

Abaixo, você ira aprender algumas dicas especiais para tornar o seu banho muito mais gostoso e relaxante.

Dicas para fazer um banho relaxante caseiro:

Óleos essenciais:

Quando for tomar banho de chuveiro, misture quatro gotas do óleo essencial escolhido com duas colheres de sopa (cerca de 20 ml) de óleo de semente de uva ou de amêndoas doces. Depois é só colocar esta mistura em uma esponja e espalhar diretamente no corpo.

Se for usar a banheira, coloque 10 gotas de óleo essencial para cada colher de sopa de óleo vegetal e misturar esta concentração diretamente na água. Não utilize o óleo essencial puro, já que sua alta concentração pode causar irritação à pele.

Ervas naturais: Para fazer uma infusão com plantas para relaxar. Faça um chá: ferva água (cerca de 1 litro), coloque a erva escolhida (cerca de 40g) e deixe tampada a mistura por cerca de 15 minutos. Depois é só coar e colocar na banheira ou jogar diretamente no corpo pouco antes de desligar o chuveiro.

Trouxinha de ervas: você encontra à venda nas lojas ou pode fazer um pacotinho com as ervas para acoplar no chuveiro. Para fazer em casa, basta cortar um pedaço de tecido poroso, como algodão com tramas mais abertas (um pano de prato pode ser uma boa alternativa), com cerca de 30 cm de largura, e colocar dois punhados de ervas de sua escolha, depois é só amarrar no chuveiro. Assim, quando você for tomar banho, as ervas são coadas e suas essências, despejadas sobre todo o seu corpo.

Vale lembrar que a temperatura do chuveiro deve ser sempre na temperatura ambiente – assim dias de calor, água mais fria; inverno, água mais quente. Segundo os especialistas, a temperatura da água certa já funciona como uma terapia.

Óleos essenciais revigorantes:

  • Cedro
  • Sândalo
  • Pau-Rosa
  • Petit grain
  • Alecrim
  • Tangerina
  • Capim-limão
Óleos essenciais relaxantes:
  • Alfazema
  • Pau-rosa
  • Lavanda
  • Laranja
  • Malva
  • Camomila
  • Gerânio
  • Erva-doce

Nota:É fundamental é usar no máximo 4 óleos essenciais em uma mistura, sempre em conjunto com um óleo vegetal (como de amêndoa ou semente de uva).

2) Esfolie e hidrate o seu corpo. Para ter uma pele bonita e macia é necessário remover impurezas e células mortas. Prepare uma loção esfoliante caseira com fubá e um creme hidratante de corpo. Massageie em movimentos circulares do pescoço aos pés. Esta loção remove as células mortas deixando a pele mais fina e pronta para receber e absorver melhor a hidratação. Em matéria de beleza, esfoliar a pele é fundamental!


Outra receita simples para uma boa esfoliação é essa abaixo:

  • 3 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo
  • 1 colher de aveia em flocos grossos
  • Suco de meio limão
  • 1 colher de sopa de mel

3) Faça uma auto-massagem.

Num SPA que se preze, uma boa massagem faz parte da rotina de relaxamento. Comece pelos pés. Use óleos e emulsões e vá deslizando as mãos em movimentos suaves dos pés até a nuca. Você pode utilizar a técnica Do-in para ativar pontos do organismo veja:


Os órgãos de seu corpo tem pontos sensíveis na planta de seus pés, ao massagear estes pontos encontrará alívio das dores, tal como se pode ver o coração que está no pé esquerdo.

4) Cuide da pele do seu rosto.

Comece esfoliando a pele. Para o rosto você pode preparar um esfoliante caseiro misturando uma colher de sopa de açúcar com uma colher de sopa de mel. Massageie suavemente em movimentos circulares. Este esfoliante é bom para pele com cravos, pois ajuda a remover as células mortas e remove as sujeiras mais profundas. O mel possui propriedades antisépticas, bom para peles com espinhas. Peles muito sensíveis, que ficam vermelhas com facilidade, devem usar aveia ao invés do açúcar. Utilize a preparação apenas uma vez por semana, mais do que isso pode machucar a pele.


Dica de beleza: Depois da esfoliação, faça compressas frias de chá de camomila e aplique todo o rosto deixando agir por 15 minutos. A camomila tem ação calmante, descongestionante, hidratante e clareadora. Após este procedimento aplique o seu hidratante com filtro solar de costume.

5) Cuide dos pés e mãos

Beleza também inclui pés e mãos.

Pés: Lave bem os pés e mixe as áreas mais grossas. Em seguida, esfolie utilizando uma mistura de fubá com um hidratante ou algum produto específico. Depois é só enxaguar.


Mãos: Elas também merecem um tratamento especial. Faça uma esfoliação e aplique sempre um hidratante com filtro solar.

Para um efeito Baphoo no SPA das mãos e SPA dos pés, também é uma boa opção utilizar tratamentos com parafina ou argila, para o cuidado especial da pele das mãos e dos pés. Estes ingredientes contém auto-poder de hidratação.

6) Cuide dos Cabelos

Aproveite o seu dia de SPA para fazer uma boa hidratação nos fios ressecados utilizando uma máscara de sua preferência e indicada ao seu tipo de cabelo, deixe agir enquanto realiza os outros procedimentos. Cabelo tratado é cabelo saudável.


7) Dieta de SPA
Aproveite o dia reservado para os tratamentos de beleza e prepare refeições leves. A nutricionista Anna Castilho preparou um cardápio nutritivo e pouco calórico para eliminar os excessos e desintoxicar.

Ao acordar 1 xícara de chá de camomila infusão sem adoçar
Dejejun1 copo de leite +iogurte desnatado+1 colher de sobremesa de semente de linhaça triturada
1 copo de suco antioxidante (morango, kiwi, framboesa e uva escuras) batidas com suco de 1 laranja.
1 fatia de pão de linhaça+ 1 colher de sopa de queijo cottage
2 castanhas do Pará ou amêndoas sem sal
Lanche1 copo de água de coco
1 fatia pequena de melão
AlmoçoSalada de alface romana, rodelas de tomate, cenoura ralada e pepino.
1 colher de servir de arroz integral.
1 posta de salmão grelhado.
3 colheres de sopa de escarola refogada no azeite de oliva.
1 goiaba vermelha.
Lanche1 copo de suco à base de soja light
1 iogurte desnatado + ½ maça verde picadinha (com casca)
JantarSalada de rúcula, fatias de pêra, nozes e pedacinhos de tofú
1 bife de filé de peito de frango grelhado temperado com ervas (majericão, alecrim e orégano).
2 colheres de sopa de abóbora cozida
3 colheres de sopa de brócolis cozidos no vapor
1 fatia de abacaxi.
Ceia1 copo de iogurte desnatado.

Com certeza, depois de todos estes mimos com seu corpo, você estará pronta para começar 2011 com o pé direito! Aproveite a sensação de relaxamento que este dia de SPA em casa te proporcionou. Tente repetí-lo sempre que possível, suas energias agradacem ao serem recarregadas! ;)

2 comentários:

  1. Gostei deveras das dicas e já estou seguindo muitas delas.Obrigada.Bjs Fátima Bento Santos

    ResponderExcluir
  2. Oiiii!Que maravilha, é muito bom se cuidar, faz bem para o corpo, mente e alma. Continua assim linda, elegante e cheirosa! Bjs
    Ana Luiza Gadelha

    ResponderExcluir