terça-feira, 4 de maio de 2010

Lição: Perfume!




COMO SURGIU O PERFUME ???

A arte da elaboração do perfume nasceu no Egito. Por volta de 2000 a.C., os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte.

Na Índia e na Arábia surgiram os primeiros mestres da perfumaria.
O médico e o químico persas Muslim e Avicenna (também conhecido como Ibn Sina) introduziram o processo de extração de óleos de flores através da destilação, o processo mais comumente utilizado hoje em dia. Seus primeiros experimentos foram com as rosas. Até eles descobrirem perfumes líquidos, feitos de mistura de óleo e ervas ou pétalas amassadas que resultavam numa mistura forte. A água de rosas era mais delicada, e logo tornou-se popular. Ambos os ingredientes experimentais e a tecnologia da destilação influenciaram a perfumaria ocidental e desenvolvimentos científicos, principalmente na química

A partir da Espanha foi introduzido em toda a Europa durante o Renascimento. Foi na França, a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes. Por isso que Paris hoje virou a meca dos perfumes, a gente sempre fica torcendo pra uma amiga viajar pra lá ;) e trazer "unzinho" rss

APLICAÇÃO DO PERFUME:

Ao aplicar-se o perfume sobre a pele, o calor do corpo evapora o álcool rapidamente deixando as substâncias aromáticas, que se dissipam gradualmente durante várias horas. Por isso, o perfume é aplicado nas partes mais quentes do corpo como pulso, nuca e atrás das orelhas.

AROMATERAPIA:

Antigamente, o sistema límbico era chamado de cérebro das emoções. Quando estamos muito tensos e nervosos, um aroma de lavanda é capaz de nos relaxar e nos induzir ao sono, ajudando em casos de insônia. Quando estamos apáticos, deprimidos, infelizes, o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação. Aromas de limão, vetiver, eucalipto e alecrim melhoram a concentração, sendo que o de alecrim alivia também o cansaço.

COMO ASSIM?

Já perceberam que existem várias descrições nos frascos de perfumes? Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toillete, Eau de Cologne e Splash Parfums... Uau! Me senti em Paris escrevendo assim rss. Vc agora vai ficar esperta e "decifrar" esse mundo maravilhoso que A-M-A-M-O-S :

PARFUM - A forma mais concentrada, entre 20% e 40% de compostos aromáticos.Categoria mais cara e rara.

EAU DE PARFUM - Média de 15% de concentração de compostos aromáticos. Produto caro e muito forte para ser usado no clima tropical ( o nosso tupiniquim rss)

EAU DE TOILLETE - A categoria onde se encontra a maioria dos perfumes importados. Tem boa fixação (média de 8 horas) mas comparado às duas categorias acima, é mais suave. Os mais florais e orientais pedem moderação.

EAU DE COLOGNE - Mais conhecida como colônia. Geralmente leva notas cítricas e essa pode caprichar meninas!

SPLASH PARFUM - Quem não ama os bodies splashes da Victoria Secret's??? Elas servem para prolongar a sensação de banho e deixar você fresquinha Ui! Pode borrifar no corpo todo!

COMO ESCOLHER ??

- Cada pele tem uma resposta à um determinado perfume portanto experimente no pulso e dê um tempinho, veja como ele adapta-se ao PH da sua pele, as vezes um perfume que faz todo mundo "fungar" rss quando sua amiga passa não gere o mesmo resultado em você ok!

- Respeite o seu estilo: Urbana, romântica,clássica, esportiva? Escolha qual mais se adapta à sua personalidade. O perfume tem que cair bem em você como se fosse uma roupa, uns usam perfume e outros "vestem" o perfume, eis a diferença.

CURIOSIDADE:

- Sabia? Que a primeira greve da história da humanidade foi protagonizada em 1330 a.C. pelos soldados do faraó Seti I por causa da parada de fornecimento de unguentos aromáticos (matérias-primas dos perfumes, naquela época primeiramente, as rosas). Eles se revoltaram porque nunca mais queriam ser fedorentos na vida hahhahaha

- Sabia? Que são necessários entre 6 a 18 meses para criar um perfume. É um período mágico em que as matérias primas se transformam em odor.


Portanto meninas, CHEIROSAS SEMPRE OK! É muito agradável está perto de pessoas cheirosas! Hummmmm que cheiro bom!!!!

4 comentários:

  1. Eu adoro perfumes... adorei a matéria. foi só acabar de ler q sai correndo pra saber qual o estilo dos meus perfumes hehehehe.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!!! Todas nós adoramos estes preciosos líquidos, continue assim linda e cheirosa :) beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amei essa materia, sempre tive curiosidade de saber sobre as descrições do perfume.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. :)Ser cheirosa é algo que nos faz bem e muito bem pra quem está perto de nós. Como é agradável alguém cheiroso né meninas?! Que bom que vocês estão gostando das matérias. Um mega beijo!!!
    Ana Luiza Gadelha - Edição Blog Revista Mulher SUD

    ResponderExcluir