sábado, 10 de julho de 2010

Hora de ir para o troninho?!

Será que está na hora do seu filho largar as fraldas???


Você olha seu baby correndo pra lá e pra cá com aquela bundinha fofa (parece um patinho com aquele bumbum usando fralda :) aí você pensa: Já está na hora de largar a fralda? O que eu faço?

Descobrir se a criança já está pronta para avançar mais uma etapa é essencial para evitar dificuldades no seu crescimento e progresso. Apesar de todas expectativas e ansiedade das mamães, fique de perto acompanhando o desenvolvimento mas lembrem-se de deixá-los à vontade para que essa evolução aconteça naturalmente.

Qual o melhor momento para fazer a criança ir no banheiro? Na verdade isto é relativo, assim como é a hora de andar e falar.Geralmente as meninas aderem mais rápido ao troninho, em média de 3 a 4 meses antes dos meninos por isso quando tiverem conversando com as amigas sobre a evolução dos seus filhos, cuidado com as comparações ok! Os médicos afirmam que por volta dos dois anos de idade vai acontecendo o abandono das fraldas, fase em que o desenvolvimento motor já está constituído. " Não se pode querer adiantar. A partir desta idade, e raramente um pouco antes, a criança já passa a controlar naturalmente os esfíncteres. Com isso, os pais podem começar a perceber que ela (e) está "acertando" seus horários, sujando a fralda em determinado momento do dia etc. Essa é a hora de tentar o treinamento do toalete, afirma Peter Liquornik, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Geralmente, o primeiro sinal de que já está na hora de trocar o conforto da fralda pela ida ao banheiro costuma ser manifestado pela própria criança. Elas aprendem vendo os pais utilizarem o banheiro. Não forcem, apresentem para elas primeiramente os peniquinhos (tem uns até que tocam música rsss para ajudar a criança no processo), outra coisa que a ajuda são os redutores para vaso sanitário que dão mais segurança. Deixem os pequenos relaxados nesse momento, fiquem por perto dando uma olhada mas deixem eles irem se acostumando com a idéia sem muita pressão.

Ensine sobre a importância da higiene depois de usar o banheiro, como usar o papel e lavar as mãozinhas. É interessante, segundo os psicólogos eles serem ensinados pelo progenitor do mesmo sexo, ou seja os meninos aprendem com os pais a fazerem "pipi" em pé e a menina é acompanhada pela mãe e aprende como ela faz, assim ocorre maior identificação.

Mamães, cada momento, cada etapa é muito importante no processo de evolução da criança caso estejam com dificuldades procurem o pediatra e conversem à respeito ok! Que seus babyes tenham uma excelente transição fralda-peniquinho-troninho!

Beijos para vocês e em seus futuros "reis" rsrs

3 comentários:

  1. È bem interessante a fase de tirar os filhos da fralda acho que fui premiada pois tirei meus filhos bem cedo minha filha tirei com 1 ano e demorou apenas um mês e ela já ficou sem fralda a noite e meu filho tirei com 1 ano e 3 meses tambem foi facil e em 3 meses ela já não usava fralda a noite, fiquei muito feliz pois fralda dá um gasto terrivel.
    Claro que passei por aquela coisa de eles fazerem xixi e o numero 2 pela casa mas fui insistente acho que é algo importante, como diz minha filha desistir jamais foi isso que usei pra tirar meus filhos, tem horas que dá desanimo mas continuei firme e tive otimos resultados, vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Alguns realmente não sofrem muito com essa transição. Parabéns por não desanimar e por acompanhar seus pequenos, é muito importante como os pais reagem à estas mudanças, isto influencia muito a adaptação dos filhotes.
    Um beijão!
    Tenha um excelente domingo!
    Ana Luiza Gadelha
    Editora Blog Revista Mulher SUD

    ResponderExcluir
  3. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 proutos
    ...
    TRONINHO

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Troninho&IDCategoria=110
    ... ... ...
    artigos para bebe/infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    ResponderExcluir