quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ácido Hialurônico, o queridinho das fórmulas cosméticas! Porque hein ?!??


Ele ocupa as principais reportagens sobre tratamentos rejuvenescedores e cada vez mais é incluído em fórmulas e cremes noturnos. Mas, o que é o ácido hialurônico e por que ele tem se tornado o queridinho dos dermatologistas?
De acordo com Marcelo Bellini, dermatologista e diretor da Clínica Corpo em Evidência, o ácido hialurônico é uma substância do nosso organismo que “banha” o colágeno e a elastina, sendo responsável pela hidratação, sustentação e volume da pele. “Por isso, a pele jovial é firme, lisa e elástica”, afirma.


Com o avanço da idade, porém, a produção dessa substância é reduzida e constatamos o aparecimento de rugas, linhas de expressão e perda da firmeza da pele. Além disso, começam a surgir as sombras do nosso rosto e a perda de volume fica mais evidente. “Isso acontece porque a pele jovem tem grande reflexão de luz, com poucas sombras”, diz Marcelo. Por conta de seu alto poder hidratante e firmador, o ácido hialurônico tem se tornado um dos ingredientes mais usados na composição de cosméticos.

Como o ácido hialurônico está presente em todos os animais, a primeira extração foi a partir do humor vítreo do olho do boi, mas não poderia ser injetado devido às reações alérgicas que provocaria. Por isso, a indústria farmacêutica passou a produzi-lo sinteticamente, de forma controlada e compatível com o nosso organismo. Hoje, empresas renomadas realizam várias pesquisas para garantir a segurança do produto.

A novidade está na descoberta de extratos de plantas como a galanga, de onde é possível subtrair o Hyalufix, substância capaz de estimular a produção do ácido hialurônico pela própria pele a partir de três meses de uso. O Hyalufix, hoje, é incorporado às formulações de uso tópico.

No entanto, Marcelo Bellini ressalta a importância de consultar um dermatologista antes de se aventurar nas prateleiras das lojas atrás de cremes e fórmulas com o tal ácido. “Somente um médico pode indicar o produto ideal para cada necessidade e orientar quanto à forma correta de uso.


Revista Mulher SUD
Ser bela é essencial, ser sábia é primordial!


2 comentários: