



Ser bela é essencial, ser sábia é primordial!
Neurocientistas da Universidade da Califórnia estão próximos de desenvolver um scanner cerebral capaz de detectar os talentos e aptidões de uma pessoa – e, assim, ajudá-la a escolher sua profissão. Para isso, os cientistas estão mapeando o cérebro de forma a entender quais campos cerebrais estão relacionados a habilidades e conhecimentos específicos. A técnica, chamada de “avaliação psicométrica”, pode indicar o quão hábil uma pessoa é para fazer trabalhos manuais ou se ela possui algum grande talento. Em sua mais recente pesquisa, os cientistas da Universidade da Califórnia digitalizaram os cérebros de mais de 6.000 voluntários e compararam as imagens aos resultados de uma bateria de oito testes cognitivos para detectar se havia alguma relação entre o cérebro e a aptidão Os pesquisadores descobriram que a quantidade de massa cinzenta – área do cérebro utilizada pela realizar cálculos – e da chamada massa branca, região responsável pela comunicação, e o local onde essas massas se posicionavam parecia indicar o quão boa uma pessoa é com números e tarefas que incluem aritmética, aprendizado e a capacidade de se lembrar de fatos e figuras. As áreas do cérebro na raiz da inteligência são chamadas regiões Brodmann e estão espalhadas por todo o órgão. Pessoas em que o teste verificou velocidade de raciocínio e boa memória revelaram ter quantidades maiores de massa cinzenta – um tecido especial recheado de células nervosas - nas regiões Brodmann. Para o professor Richard Haier, que liderou a pesquisa, os resultados ainda precisam de mais análise, mas, no futuro, a técnica pode servir para ajudar as pessoas a escolherem sua profissão. “As forças e fraquezas cognitivas estão relacionada à estrutura cerebral. Portanto, existe a possibilidade de que o scanner cerebral possa promover informações únicas e que ajudariam muito na escolha vocacional”.
Revista Mulher SUD
Viajar é preciso, tem muitos lugares e experiências fascinantes esperando por você! Enjoy your life!
As férias escolares são para as crianças um período de tempo livre para brincadeiras e diversão, mas para os pais e responsáveis, essa é a hora de dar atenção especial aos pequeninos, pois segundo dados do Ministério da Saúde é nessa época que mais ocorrem acidentes.
O cirurgião dentista Flávio Luposeli, lista os infortúnios de maior ocorrência, que fazem com que as crianças machuquem sua boca ou dentes como, por exemplo:
- acidentes de bicicleta e triciclo;
- queda em cima de objetos no chão ou na calçada;
- empurrões perto de piscinas;
- brincar descuidadamente perto de balanços, gangorras, carrosséis e outros brinquedos de pracinha ou playground;
- morder lápis, balas, gelo, ou outros objetos duros; usar palitos inadequadamente;
- não usar cinto de segurança ao andar de carro, van, ou ônibus;
- não usar um protetor de boca ao praticar esportes (principalmente crianças mais velhas).
Como forma de instruir pais e responsáveis como agir numa emergência odontológica, o cirurgião dentista descreve abaixo os primeiros socorros para atender os pequenos diante de tais emergências:
No caso de acidentes com a língua, lábios, bochechas ou dentes: Você deverá lidar com calma e sem alarde com todos os acidentes, já que ma criança em pânico tem mais probabilidade de criar problemas para o tratamento e pode causar mais trauma.
Se estiver sangrando pare o sangramento, aplicando pressão no local atingido. Em seguida lave a área afetada com água limpa, de preferência filtrada e aplique gelo, enrolado em toalha ou tecido fino, para evitar inchaço.
No caso de dente quebrado enxague a boca com água morna para limpar a área, coloque compressas frias no rosto, para limitar o inchaço e deixe o fragmento de dente em um recipiente com água ou soro fisiológico. É necessário levar a criança ao dentista imediatamente. Quanto antes ela for atendida, melhor será o prognóstico do tratamento.
Já no caso de dente (que não seja de leite) extraído por acidente, segure-o pela coroa e enxágue bem a raiz, sempre com água filtrada. O profissional orienta a não esfregar o dente nem remover qualquer remanescente de tecido. Coloque-o em um recipiente com soro fisiológico ou leite e leve a criança imediatamente ao dentista Se o acidente envolvendo a criança provocar um machucado na língua, bochechas ou lábios limpe a área afetada, aplique gelo, enrolado em tecido limpo, para evitar o inchaço e leve a criança ao dentista ou ao médico se o sangramento continuar ou se a ferida for grande.
Boas Férias para os pequenos e que tudo ocorra bem :)