sábado, 10 de julho de 2010

Férias da Criançada! Fique de olho!

Dicas de Primeiros Socorros para proteger seus filhotes nas férias (espero que não precisem)




As férias escolares são para as crianças um período de tempo livre para brincadeiras e diversão, mas para os pais e responsáveis, essa é a hora de dar atenção especial aos pequeninos, pois segundo dados do Ministério da Saúde é nessa época que mais ocorrem acidentes.


O cirurgião dentista Flávio Luposeli, lista os infortúnios de maior ocorrência, que fazem com que as crianças machuquem sua boca ou dentes como, por exemplo:


- acidentes de bicicleta e triciclo;

- queda em cima de objetos no chão ou na calçada;

- empurrões perto de piscinas;

- brincar descuidadamente perto de balanços, gangorras, carrosséis e outros brinquedos de pracinha ou playground;

- morder lápis, balas, gelo, ou outros objetos duros; usar palitos inadequadamente;

- não usar cinto de segurança ao andar de carro, van, ou ônibus;

- não usar um protetor de boca ao praticar esportes (principalmente crianças mais velhas).


Como forma de instruir pais e responsáveis como agir numa emergência odontológica, o cirurgião dentista descreve abaixo os primeiros socorros para atender os pequenos diante de tais emergências:

No caso de acidentes com a língua, lábios, bochechas ou dentes: Você deverá lidar com calma e sem alarde com todos os acidentes, já que ma criança em pânico tem mais probabilidade de criar problemas para o tratamento e pode causar mais trauma.

Se estiver sangrando pare o sangramento, aplicando pressão no local atingido. Em seguida lave a área afetada com água limpa, de preferência filtrada e aplique gelo, enrolado em toalha ou tecido fino, para evitar inchaço.

No caso de dente quebrado enxague a boca com água morna para limpar a área, coloque compressas frias no rosto, para limitar o inchaço e deixe o fragmento de dente em um recipiente com água ou soro fisiológico. É necessário levar a criança ao dentista imediatamente. Quanto antes ela for atendida, melhor será o prognóstico do tratamento.

Já no caso de dente (que não seja de leite) extraído por acidente, segure-o pela coroa e enxágue bem a raiz, sempre com água filtrada. O profissional orienta a não esfregar o dente nem remover qualquer remanescente de tecido. Coloque-o em um recipiente com soro fisiológico ou leite e leve a criança imediatamente ao dentista Se o acidente envolvendo a criança provocar um machucado na língua, bochechas ou lábios limpe a área afetada, aplique gelo, enrolado em tecido limpo, para evitar o inchaço e leve a criança ao dentista ou ao médico se o sangramento continuar ou se a ferida for grande.


Boas Férias para os pequenos e que tudo ocorra bem :)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto e por divulgar a questão da prevenção de acidentes com criança.
    Conheça o site da ONG Criança Segura. Lá você poderá interagir e conhecer pessoas que tem a mesma atitude que você.

    www.crianca-segura.ning.com

    Abraços

    Allan Albuquerque
    www.crianca-segura.ning.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Allan, muito obrigado! Vou passar no site da ONG Criança Segura para conhecer o trabalho de vocês. Este é um assunto de extrema importância e vou procurar postar sempre algo relacionado ao tema.

    Um abração,

    Ana Luiza Gadelha
    Editora Blog Revista Mulher SUD

    ResponderExcluir